Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Libras
Atalhos
Acesso à informação
Acesso à informação
Libras
Mapa do Site

Fernão, sexta-feira, 19 de abril de 2024 Telefone (14) 3273-1004 /

Atendimento Atendimento: De Segunda a Sexta das 8:00h às 16:30h

Sext
19/04
Parcialmente Nublado
Máx 27 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Sáb
20/04
Parcialmente Nublado
Máx 28 °C
Min 14 °C
Índice UV
8.0
Domi
21/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 16 °C
Índice UV
8.0
Segu
22/04
Parcialmente Nublado
Máx 29 °C
Min 20 °C
Índice UV
8.0

Saúde - Segunda-feira, 19 de Dezembro de 2016

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Oficina de Fluência realizada na Unidade de Saúde da Família de Fernão

Fernão é a primeira Prefeitura a realizar Oficina de Fluência


Fernão foi a primeira prefeitura a aderir e realizar a Oficina de Fluência no Brasil.Esta oficina foi feita devido ao Grupo de Gagueira realizado pelo NASF do munícipio, mediado pela Fonoaudióloga da Unidade Básica de Saúde Bianca Rodrigues Lopes Gonçalves e contou com a participação da Profª Drª Simone Ap. Lopes-Herrera que acompanhou as atividades como estudo piloto para um projeto de maior amplitude a ser realizado.

Esta Oficina de Fluência foi desenvolvida por Daniela Veronica Zackiewicz e Luciana Andrea Contesini, com o objetivo de abordar a gagueira de forma diferente, para crianças, adolescentes e familiares ter a oportunidade de aprender mais sobre a gagueira, compartilhar seus sentimentos e praticar estratégias para aprimorar a comunicação e a fluência.

Para poder desenvolver esta Oficina em outros locais (como na cidade de Fernão) a Fonoaudióloga da Unidade Básica de Saúde precisou realizar o curso e treinamento em São Paulo e ser reconhecida e cadastrada como profissional capaz de ministrá-la, de maneira que os Fonoaudiólogos cadastrados no Brasil encontra-se em www.oficinadefluencia.com.br . Ressalta-se também que a oficina é vinculada com a Associação Brasileira de Gagueira.

A Oficina foi realizada nos dias 16,17 e 18 de dezembro tendo como objetivo a potencialização da intervenção em gagueira realizada ao longo do ano, de modo que esta foi idealizada para o público-alvo nomeado de Teen1 (público adolescente de 10 à 14 anos).

A programação da oficina foi elaborada para conter a participação também da família no processo interventivo nestes três dias. O grupo Teen I realizou três encontros onde todos discutiram o que sabem sobre a gagueira, compartilharam suas vivências e emoções, realizaram atividades para aprimorar as suas habilidades de comunicação e treinaram as estratégias de modelamento da fluência e modificação da gagueira. Além disso, na oficina, produziram algo único e especial, que pôde ser levado para casa, para a escola ou para o mundo.

Os pais também tiveram um espaço único para que pudessem tirar dúvidas, trocar experiências e colaborar de forma mais ativa para uma transformação pessoal e social dos adolescentes.

A Oficina foi muito eficiente tanto para a família quanto para os pais dos adolescentes, de maneira que ambos deram os seus depoimentos de maneira positiva, entusiasmada, além do mais foi eficaz de modo que a Fonoaudióloga avaliou e aplicou protocolos pré e pós-oficina podendo ser observado que a gagueira e as habilidades sociais dos adolescentes pós-oficina tiveram melhoras significativas. Ao final da Oficina cada adolescente participante recebeu o seu certificado.

361 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Versão do sistema: 2.0.0 - 19/04/2024

Portal atualizado em: 18/04/2024 16:42:29

Prefeitura Municipal de Fernão - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.